Terceirização

Terceirização ou outsourcing, é o ato de uma empresa contratar outra empresa ou pessoas para realizar uma atividade profissional. A empresa ou pessoa contratada. No entanto, terá apenas compromisso com o contratante enquanto durar o trabalho a ser realizado.

O conceito de terceirização prevê que a empresa contratada deve realizar os serviços com organização própria, autonomia técnica e jurídica, cumprindo o objetivo do contrato. Assim, cada empresa é responsável pela contratação e remuneração de seus funcionários, e pelo cumprimento de suas obrigações trabalhistas e previdenciárias com seus respectivos empregados.

Como funciona a terceirização e quais os requisitos?

A Lei n° 13.429/2017 regula o trabalho temporário e terceirizado no Brasil, e trouxe mudanças significativas no cenário trabalhista brasileiro. Para aumentar a segurança da empresa contratante é exigido na Lei da Terceirização que o capital social da empresa terceirizada seja compatível com o número de empregados.

A terceirização acontece por meio de contrato firmado entre a empresa tomadora e a empresa terceirizada. Para atuar como empresa terceirizada, as empresas devem estar formalizadas com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Do ponto de vista trabalhista, todas as empresas num contrato de terceirização – contratantes ou prestadores de serviços – devem cumprir as exigências das leis do trabalho: registro em carteira de trabalho, jornada leal fixada, férias. 13° salário, proteção previdenciárias e FGTS, normas de saúde e segurança do trabalho.

A terceirização é boa para o Brasil?

No cenário mundial, a terceirização assume características semelhantes nos diversos países que a utilizam e em cada um ela se estrutura de uma maneira, dependendo diretamente de fatores estruturais, históricos, culturais, econômicos, políticos, dentre outros.

No cenário brasileiro, a terceirização se intensificou a partir da década de 1990, atingindo não somente áreas periféricas, como também as centrais. No Brasil, assim como em diversos outros países, a terceirização tem como um de seus principais objetivos, aumentar a qualidade e a produtividade em busca de obter um diferencial competitivo e melhora a qualidade dos produtos e serviços, ganha eficiência econômica.

Com isso, gera mais e melhores empregos formais e a criação de empresas por empreendedores, fazendo a economia girar, sobretudo em um cenário atual de retomada de crescimento. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a prestação de serviços é a atividade que mais emprega no País, além de ser a que apresenta a maior taxa de formalização, com 73% dos trabalhadores com carteira assinada.

Por que terceirizar?

A terceirização pode gerar diversas vantagens quando é usada dentro da estratégia de negócios das empresas. Ao terceirizar parte de suas atividades, as empresas tornam seus processos mais eficientes e competitivos, agregando competência e qualidade técnica para suas entregas e etapas de produção.

No mundo globalizado, as empresas se organizam em redes, cada uma executando uma parte da produção até chegar ao ponto final. Com a terceirização, as organizações buscam contratar atividades que são melhores executadas por outras empresas, que detenham maior expertise na execução de determinados produtos ou serviços, entre outas razões.

O fortalecimento e a especialização das redes e etapas de produção têm provocado maiores oportunidades de emprego para trabalhador. O emprego, assim, não fica situado em apenas uma empresa, que tudo faz, mas em uma cadeia de empresas, cada qual com sua atividade especializada.

A terceirização é boa para o Brasil?

A lei de Terceirização pode trazer vantagens e desvantagens para as empresas e funcionários.

  • Redução das ações na Justiça do Trabalho;
  • Mais segurança jurídica para empresa e trabalhadores;
  • Melhoria da produção em rede, favorecendo inserção competitiva do Brasil na globalização;
  • Segmentos com fluxos sazonais têm na terceirização a melhor alternativa para suprir suas demandas de recursos humanos e serviços;
  • Contratação de especialistas qualificados em cada área, otimizando resultados em todas as etapas, da gestão ao chão de fábrica;
  • Auxilia na recuperação da competitividade e retomada do crescimento do país;

Vantagens da terceirização: De acordo com os pensadores liberais, a terceirização diminui a burocracia e permite que os empresários contratem mais, solucionando o problema de desemprego no Brasil.

  • Foco: as empresas terão mais foco para oferecer serviços ou produtos melhores, pois somente estarão preocupados em aperfeiçoar o serviço para qual foram criadas;
  • Simplificação: a empresa não terá que se preocupar com custo da contratação do trabalhador e nem da sua demissão. Quem fará será a empresa que o contratou. Aliás, o empregado é rapidamente substituído por outro caso não esteja fazendo bem a sua função;
  • Produtividade: uma vez que a empresa não tem que se preocupar com serviços como limpeza e vigilância, todos os esforços estarão concentrados em arrumar clientes e oferecer-lhes um bom serviço. Desta maneira, a produtividade aumentará;

Desvantagens da terceirização: Os sindicatos e a oposição ao governo, defendem que o trabalhador estará mais vulnerável e sem proteção diante dos abusos por parte dos patrões.

Outras consequências seriam:

  • Demissão: na fase inicial da aplicação da lei, muitos trabalhadores serão demitidos. Alguns serão recontratados como terceirizados, e outros substituídos por pessoas que aceitarão ganhar menos;
  • Rotatividade: os empregados terão mais rotatividade e assim, os chefes acabarão perdendo o vínculo com seus funcionários e isto pode ser prejudicial para a produção da empresa;

O que é atividade-fim e atividade-meio?

É importante esclarecer que a distinção entre as chamadas atividade-fim e atividades-meio para regular a terceirização não é comum no mundo, como apontou o levantamento da Consultoria Deloitte em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

No Brasil esse ponto foi a principal mudança legislativa trazida pela Lei da terceirização (Lei n° 13.429/2017), acabou por alinhar as regras para a contratação de serviços especializados por empresas com o que era praticado nas principais economias do mundo.

Decisão de 2018 do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu ser legal a contratação de serviços terceirizados em todas as etapas do processo produtivo das empresas, na prática pondo fim à distinção entre atividade-meio e atividade-fim e conferindo maior segurança jurídica aos contratos de prestação de serviços firmados no Brasil.

No comparativo realizado com 17 países selecionados, foi constatado que não havia restrição sobre quais etapas do processo produtivo podem ser terceirizadas, ou seja, delegadas a outras empresas. Na maioria dos países, nem há regulamento sobre o tema, havendo apenas a diferença entre terceirização e intermediação de mão de obra.

A Sondagem Especial n° 68 da CNI, em 2016, já apontava como a terceirização da atividade é comum no Brasil. O levantamento, feito logo após a sanção da lei da terceirização, apontava que cerca de 63,1% das indústrias brasileiras utilizam serviços terceirizados. Dessas, 84% das que possuíam esse tipo de relação pretendiam manter ou ampliar, o que pode ter acontecido após a decisão do STF que trouxe mais segurança jurídica para o setor. 

Quais os direitos dos trabalhadores na terceirização?

A terceirização de serviços é uma opção muito procurada para garantir a contratação de profissionais qualificados sem sobrecarregar o departamento de Recursos Humanos. Assim muitos funcionários que trabalham nessa modalidade ficam em dúvida com relação aos direitos do trabalhador terceirizado em 2019, já que houve a mudança na lei sobre o assunto.

O trabalhador terceirizado tem um contrato com a empresa prestadora de serviços, ou seja, recebe todos os direitos e benefícios previstos na CLT, como?

  • Salário mensal;
  • Assinatura da carteira de trabalho;
  • Benefícios trabalhistas (vale transporte, FGTS, INSS, 13° salário, férias, descanso semanal remunerado, reajustes salariais da categoria, licença maternidade e paternidade, entre outros);
  • Aviso prévio;
  • Apoio do sindicato

Além disso, o trabalhador terceirizado deve ter igualdade de acesso às instalações com relação aos trabalhadores contratados diretamente pela empresa, incluindo alimentação no refeitório, serviços de transporte, sanitários e ambulatório.

É importante ressaltar que a empresa prestadora de serviços é responsável pela remuneração e gestão dos funcionários. Dessa forma, se a empresa contratante oferecer benefícios como assistência médica e odontológica aos seus funcionários, a empresa terceirizada não é obrigada a fazer o mesmo.

Terceirização de Facilities

Facilities são serviços terceirizados que, geralmente, funcionam como suporte dentro da organização. Dessa maneira, a contratação desses serviços realizados por empresas terceirizadas implica na otimização da atividade e até mesmo na simplificação da gestão da empresa.

A terceirização de Facilities: pode ser uma jogada estratégica para a gestão da sua empresa. Portanto, descubra nesse artigo, os serviços que podem ser terceirizados e a importância de se optar por uma empresa de Facilities.

As organizações são compostas por diversos processos burocráticos e, para o funcionamento adequado desses sistemas, são necessários cuidados e atenção nas mais diversas áreas internas presentes nessas organizações.

Para que o funcionamento ocorra de maneira adequada, é preciso que se tenham profissionais que cuidem das organizações internas, limpeza do ambiente de trabalho, segurança patrimonial, dentre muitas outras performances presentes nas áreas de suporte da empresa.

Dessa maneira, as empresas de Facilities desenvolvem papéis fundamentais na busca pela organização e produtividade da instituição.

O que é uma empresa de Facilities?

Facilities é a aplicação de mão de obra especializada e dedicada à serviços dentro de uma empresa. É reunir um conjunto de serviços e valores que, se bem integrados e relacionados, poderão reduzir os custos e aprimorar a qualidade global dá organização.

O que são Facilities?

Facilities são serviços terceirizados que, geralmente, funcionam como suporte dentro da organização. Dessa maneira, a contratação desses serviços realizados por empresas terceirizadas implica na otimização da atividade e até mesmo na simplificação da gestão da empresa.

A gestão pode ficar menos sobrecarregada, pelo fato de que empresas de Facilities coordenam, gerenciam e desempenham todos os serviços de apoio às organizações. Esse e vários outros motivos serão destacados ao longo do artigo, demonstrando como a terceirização de Facilities torna-se fundamental para as organizações.

A importância da gestão realizada por empresa de Facilities?

Facilites em expansão: o setor de Facilities está em crescimento, conquistando espaço tanto no mercado brasileiro quanto no internacional. De acordo com a Statista (empresa Alemã de estatísticas), o mercado mundial de Facilities segue em expansão. Os dados apontam crescimento gradual nos últimos anos, tendo alcançado 85,6 bilhões de dólares em 2018.

Um dos fatores que contribui para que cada vez mais o setor cresça é o engajamento das empresas de Facilities com as novas tendências de mercado.

Gestão simplificada

É de total responsabilidade da prestadora de serviços realizar a gestão da documentação trabalhista obrigatória do funcionário. Bem como, pagamentos de salários, benefícios e encargos, dentre muitas outras atividades, isentando, assim, a contratante da sobrecarga que essas funções podem gerar. Pode-se destacar também a responsabilidade da empresa de Facilities em treinar a equipe de funcionários e a importância de atentar-se ao uso de equipamentos que otimizam a realização de atividades nas operações.

Serviços com maiores demandas no mercado de Facilities

Existem diversos serviços com demanda crescente que podem ser terceirizados, por outro lado, pode-se destacar os maiores procurados:

  • Limpeza e conservação;
  • Manutenção;
  • Logística;

Limpeza e conservação: Para que os funcionários de diversos setores tenham bons rendimentos em suas atividades e realizem suas tarefas em um ambiente de trabalho limpo e harmonioso, definitivamente, é preciso que as empresas voltem seus olhares aos serviços de limpeza.

Apenas como uma métrica interessante, segundo uma pesquisa realizada pela ISSA (The Worldwide Cleaning Industry Association), escritórios bem limpos e conservados influenciam significativamente na produtividade de uma empresa. Dessa forma, podem chegar a reduzir cerca de 46% de absenteísmo, 80% das chances de contrair gripes e atuar na redução de 62% das superfícies contaminadas por vírus.

O termo “limpeza” pode significar muitas coisas, mas no contexto da terceirização de serviços pode-se destacar:

  • Limpeza e conservação de áreas internas (escritórios, prédios e empresas) e áreas externas (limpeza de fachada, jardinagem);
  • Limpeza industrial;
  • Limpeza no segmento hospitalar.

 

Manutenção: A área de manutenção é ampla e essencial a qualquer instalação, seja para manutenção preventiva ou corretiva, podendo solicitar serviços de:

  • Manutenção industrial;
  • Manutenção elétrica;
  • Manutenção hidráulica.

 

Logística: Dentro do setor de logística, há diversas possibilidades de atuação, desde a administração de materiais à organização e locação destes. Dentre as funções mais procuradas pelas contratantes, se destacam:

  • Gestão de almoxarifado;
  • Armazenagem;
  • Movimentação de pátio.
  • Operação de carga e descarga.

Vantagens da contratação de uma empresa de Facilities

Em síntese, empresas dos mais variados portes podem optar pela terceirização de Facilities. Mesmo sendo uma opção viável para empresas de segmentos diversos, a terceirização geralmente ocorre em organizações que possuem grandes equipes e vários setores.

Isto porque tais empresas costumam ter necessidade de realizarem manutenções e conservações frequentemente e também porque tendem a apresentarem sistemas de gestão mal organizados e sobrecarregados.

Dessa forma, através de planejamentos e supervisões bem estruturadas, as empresas de Facilities possuem maior controle de suas métricas, avaliando o nível de desempenho de suas operações constantemente.

Portanto, são pequenas ações e estratégias realizadas pelas prestadoras de serviços que fazem grande diferença na hora de analisar o resultado final. Bem como: a terceirização como estratégia para o ganho da produtividade e menor burocracia para a organização.

Quais são as vantagens da certificação ISO 9001 no mercado de Facilities?

Por se tratar de uma certificação reconhecida internacionalmente, empresas que a possuem tendem a se destacarem no mercado.

O foco na gestão de qualidade envolve toda uma estrutura de organização e preocupação com a oferta final. Mas, muito mais que isso, envolve toda a equipe de funcionários. Hábitos são transformados e dá-se início a uma nova cultura organizacional.

Além dos impactos internos, ocorrem também efeitos externos, como a mudança da reputação da organização no mercado. Dessa forma, é possível citar algumas vantagens ao optar por empresas que detenham a ISO 9001:

  • Maior eficiência: ao mapear os processos exatos a serem executados, pode-se contribuir para que a produtividade aumente e que se tenha operações otimizadas;
  • Equipe qualificada: são realizados treinamentos para que os funcionários tenham bons rendimentos e que saibam realizar atividades de maneira eficaz e efetiva;
  • Satisfação do cliente: todas as etapas para obter a certificação são realizadas com foco no valor que o contratante pode obter, desde a capacitação dos funcionários e o atendimento adequado aos clientes até os resultados finais que serão obtidos.

O que é a ISO 9001?

A ISO (International Organization for Standardization) 9001 busca, através da definição de normas, estabelecer um sistema de gestão padronizado internacionalmente.

Quando a empresa atende às normas estabelecidas, garante a qualidade de seus processos executados. Também, é possível garantir que haja preocupação com a satisfação do cliente.

O caminho para obter a certificação é minucioso. É necessário que as empresas pratiquem os 7 Princípios da Qualidade. Esses princípios são ferramentas utilizadas para nortear os próximos passos a serem dados. Dentre esses princípios, destacam-se:

  • O foco no cliente: consiste desde o atendimento inicial que ele recebe à satisfação que tem com o produto/serviço no pós-vendas;
  • O engajamento da equipe: os funcionários são peça chave para o sucesso da empresa, logo, contribuem para a qualidade que se obtém ao final da realização das atividades;
  • As melhorias contínuas: realização constante de avaliações de desempenho para identificar o que está dando certo e o que pode ser melhorado;
  • A gestão de relacionamento: maneira com que se relacionam com potenciais clientes, parceiros e funcionários. Sendo de suma importância a maneira utilizada na abordagem desses diferentes públicos.

Esses são alguns dos 7 Princípios da Qualidade que, quando alinhados à gestão da empresa, contribuem para que essa seja certificada. Ao seguir esses princípios, a empresa inicia o processo de diferenciação dos concorrentes em seu segmento.

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